in

18 animais transparentes mostrando que a natureza é cheia de mistérios

Nosso mundo possui uma infinidade de espécies que juntamente com o ambiente forma um ecossistema abrigando a vida, mas de um modo geral a natureza é realmente bela, ela possui um ecossistema que é realmente impressionante e que abriga a vida de várias espécies de animais e vegetais. Alguns animais parecem ter encontrado uma maneira interessante de se camuflarem usando o princípio da transparência, tudo isso com o objetivo de se protegerem de possíveis ataques de predadores. Podemos encontrar espécimes que são totalmente transparentes, exceto pelo par de olhos e alguns traços de sua silhueta que revelam a existência de uma criatura viva por baixo de uma pele que até parece vidro ou gelatina incolor.
Pensando nisso, nossa equipe de redação do site Saporra, selecionou uma galeria de fotos mostrando incríveis animais que são parcialmente ou quase completamente transparentes. Vale a penas conferir a galeria completa!

1. Peixe-cirurgião transparente: talvez você esteja se perguntando por que acha o peixe da foto acima tão familiar. É que ele é parente da Dory, parceira do pai de Nemo na animação Procurando Nemo. O animal da imagem é um indivíduo jovem de uma espécie chamada Acanthuridae, ele vive em mares tropicais.


Foto: Reprodução/Pinterest

2. Caravela-portuguesa: a caravela-portuguesa, ou Physalia physalis, pode até parecer uma água-viva, mas não é. O animal possui tentáculos e uma picada extremamente tóxica e dolorida, fatal tanto para peixes quanto humanos. O nome da criatura decorre de sua esquisita aparência. A caravela-portuguesa é um dos cnidários mais comuns, sendo encontrada na superfície da água do oceano próximo a Portugal.

Foto: Reprodução/Pinterest

3. Borboleta-asa-de-vidro: diferentemente da maioria das borboletas, essa não tem cores intensas, mas se caracteriza pela transparência. A Greta oto é membro da subfamília Danainae, tribo Ithomiini, e subtribo Godyridina. A borboleta-asa-de-vidro, como é mais conhecida, usa as asas transparentes como camuflagem.


Foto: Reprodução/Pinterest

4. Peixe-gelo-preto: o Chaenocephalus Aceratus é mais conhecido como peixe-gelo-preto, e pertence à classe Actinopterygii, vivendo principalmente no Oceano Antártico. Seu sangue é transparente, assim como seu corpo. O animal se caracteriza ainda pelo frágil esqueleto e pelas guelras esbranquiçadas e gelatinosas.

Foto: Reprodução/Pinterest

5. Groselha-do-mar: a intrigante criatura, que parece uma bolinha de vidro, é a Pleurobrachia pileus, mais conhecida como “groselha-do-mar”. Podendo chegar a 2,5 centímetros, ela vive em mar aberto. Seus tentáculos têm 20 vezes o comprimento do resto do corpo, e são usados para envolver as presas.


Foto: Reprodução/Pinterest

E agora?

Propaganda bastante suspeita